AULAS

Fuga de Sobibor, filme baseado em fatos reais, vividos por judeus prisioneiros num campo de concentração, submetidos a todo tipo de torturas e trabalhos forçados, nunca antes, prisioneiros haviam conseguido fugir de seus algozes, por isso mesmo é que a façanha desses prisioneiros, fugindo de um campo com uma vigilância exaustiva, tornou-se digna de não só entrar para a história, como também de ganhar as telas e mostar ao mundo o que os nossos historiadores, ou melhor, melhor, o que a nossa historiografia não relata em livros.



Os malditos nazistas, não pouparam nem mesmo récem-nascidos, sem precedentes mataram crianças, idosos, mulheres grávidas, e quando estes tentavam fugir da câmara de gás, eram perseguidos por cachorros




Cabral, descobriu ou achou o Brasil?

        Nos anais da nossa historiografia, conta da façanha de Pedro Alvares Cabral ao "descobrir o Brasil". No entanto se nos aprofundar na história desse descobrimento, vamos nos surpreender com outra versão não escrita por nossos ilustres reis. Todo o mistério que ronda o grande feito de  Cabral aumenta quando se chega até João Faras , médico do Rei dom Manoel e grande conhecedor das artes da navegação pelas estrelas. Faras, escreve ao rei para falar da localização da nova Terra bem antes da chegada de Cabral.
       Voltando ao tempo, vemos também, que o servilhano Vicente Pinzón já cruzou o Mar Oceano no período entre a expedição de Duarte Pacheco e a de Cabral, quando da volta de Duarte Pacheco - navegador e grande cosmógrafo, em uma expedição secreta ainda no século XV, rascunhou ao rei um estudo de cosmografia e navegação, no qual revela em palavras textuais a existência de uma nova terra.
É salutar saber que a política real desenhada na época, era a de sigilo de informações acerca das grandes navegações.
       Agora, o que quase afirma que o " descobrimento do Brasil"  nada mais foi do que um grande presente achado por Cabral, são as instruções que Cabral recebeu do almirante Vasco da Gama, veja-a: " saindo do Tejo, tomar o rumo da Ilha de São Nicolau, nos Açores... se ao tempo que aí chegarem tiveram água em abastança para quatro meses, não devem pousar na dita ilha nem fazer nenhuma demora". Então! está claro que Gama sabia da nossa existência, tanto sabia que instruiu Cabral a voltar, para que o mesmo não avistasse a Grande Terra, no entanto, teimo e astuto Cabral não seguiu suas instruções e planejadamente ou ocasionalmente, rumou para o oeste, enfrentando a revolta dos grande Oceano.
       Outro fato que nos chama à atenção, é o fato de dom João II - Príncipe Perfeito como era chamado - em 1945 bateu o pé nas conversações com a Espanha para estender a linha divisória a nosso favor.
       Verdade ou não, quebrou-se o Tratado de Tordesilhas porque sabiam da nossa existência. e a dádiva de um descobrimento em tese é de quem o patenteia.


MEU FILHO




Seminário da turma do 2º ano de Adm. de Empresas, apresentado por Magnum Lázaro ( meu filho) no auditório do SABRAE,abordando a temática do empreendedorismo





HIPERTEXTO

Atividade com hipertexto

Sempre fui apaixonada pela disciplina de história, trabalhei por dez anos nessa área, tudo nessa disciplina me fascina, principalmente assuntos polêmicos como: A Segunda Guerra Mundial, entre outros.
Na emissora do SBT, atualmente exibe uma novela denominada "Amor e Revolução", que, para mim, mais que uma novela, trata-se de um documentário vivo sobre o período negro em que por vinte anos nosso país esteve envolvido: a Ditadura Militar. Fase esta, que acredito, nenhum brasileiro tem orgulho.
A ditadura militar não foi um privilégio só dos brasileiros, infelizmente, ela se alastrou por outros países, na Alemanha, a sociedade também viu da noite para o dia o cerceamento de suas liberdade. É óbvio que se trata de uma fase vergonhosa, mas, mais vergonhoso ainda é negar a existência da agressividade sem precedentes dos militares da época., e o pior, militares simpatizantes desse movimento repressor, ainda que por debaixo dos panos, continuam na ativa por esconder seus crimes como se ver no edito do atorCláudio Cavalcante